Da Redação |
O ex-secretário de Estado Educação e de Articulação, Luis Fabian, tomou posse nesta terça-feira (5) como conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), na manhã desta terça (5).
A vaga ocupada pelo ex-advogado de 42 anos era de livre escolha da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). Mas Fabian foi alçado ao cargo pela vontade do governador Wilson Lima (União Brasil).
Manifestada a vontade do governador, Fabian teve o nome aprovado pelos deputados estaduais e nesta terça tomou posse. Apesar da função de conselheiro ser, na teoria, técnica e de assessoramento ao Legislativo, a chegada ao posto precede de muita articulação e poder políticos.
“Minha atuação no TCE será sempre moldada pelos valores de ética, transparência e moralidade, tal qual determina a constituição, assumo hoje esse compromisso perante meus pares e a sociedade. Os últimos 15 anos em que estive à frente de várias pastas enquanto ordenador de despesas, certamente me legitimam para estar aqui nesse momento. Eu penso que o mais importante enquanto julgador de contas é orientar. Creio que o trabalho do TCE na formação e orientação desses gestores é fundamental para o bom uso da coisa pública”, disse o conselheiro para a plateia de expectadores da cerimônia. Entre eles, Wilson Lima.
Luis Fabian substitui o então decano da Corte de Contas, o agora conselheiro-aposentado Julio Cabral.
“O conselheiro Julio Cabral prestou um imenso serviço ao estado do Amazonas e ao TCE, é uma pessoa que ficará marcada na história da Corte de Contas, que agora recebe a entrada de um jovem conselheiro, o Luis Fabian, que vem a acrescer com seus conhecimentos técnicos e de gestão ao colegiado do Tribunal. Desejo que ele preste um bom trabalho à sociedade, de sobremaneira ao controle externo da administração pública”, disse o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.