Da Redação |
Legalmente, Luan Gama, menino de 10 anos aprovado no vestibular da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) não poderá se matricular no curso.
Isso porque ele não tem o Ensino Médio, principal regra do edital do vestibular. Foi o que informou o reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib.
“A regra principal é a editalícia. Pelo edital do Vestibular, deixamos claro que a matrícula é feita mediante a comprovação de conclusão do ensino médio. Ficamos extremamente felizes, entusiasmados com o resultado do Luan Gama, que é muito inteligente, promissor e, certamente, terá uma carreira acadêmica brilhante. Ele tem tudo para que isso aconteça, todos os mecanismos, ferramentas e potenciais necessários para alcançar seus objetivos. Mas, infelizmente, se não houver, no momento da matrícula, a apresentação da conclusão do ensino médio, a UEA não poderá efetivar regularmente a matrícula do aluno”, declarou o reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib.
Aluno de escola pública, Luan acabou de concluir o 5º ano do Ensino Fundamental. O estudante foi aprovado para o curso de Licenciatura em Matemática.
No entanto, em vídeo divulgado nas suas redes sociais, Luan afirmou que a família irá buscar todos os meios jurídicos possíveis para que ele possa cursar a faculdade.
“Realmente não tenho certeza se vou cursar ou não. A gente vai tentar recorrer a todos os métodos legais, juridicamente falando”, afirmou Luan.
As aulas na UEA iniciarão dia 8 de abril de 2024.
Quem acompanha a TV brasileira sabe que Luan já era conhecido antes do feito do vestibular.
Ele ficou conhecido no Brasil por ter participado da atração nacional “Pequenos Gênios”, da Rede Globo.
No programa ele chamou atenção fazendo cálculos matemáticos e respondendo questões de conhecimentos gerais, como de Geografia.
Ele comemorou bastante a aprovação, na quinta-feira (7).
“Acabei de ficar sabendo que passei na UEA para fazer Licenciatura em Matemática. Estou muito feliz, até porque eu tenho 10 anos, sou aluno de escola pública e, apesar disso tudo, ainda estudo muito”, compartilhou Luan nas redes sociais dele.