MANAUS – Faltando menos de 24h para a eleição da presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o grupo que vai aclamar o deputado Josué Neto (PSD) como novo chefe do Poder Legislativo não se entende no loteamento das outras cadeiras da Mesa Diretora.
A maior disputa é pelo posto de vice-presidente da ALE-AM, onde concorrem, segundo informações de bastidores, os deputados Alessandra Campelo (MDB), Felipe Souza (PHS) e Belarmino Lins (PP). Este último, há uma semana, era o principal adversário de Josué Neto na disputa, mas acabou desistindo e na quarta-feira (30) declarou voto em Josué.
Belão, como popularmente é chamado pelos colegas de parlamento, não conta, de acordo com bastidores, com a simpatia dos deputados que apoiam Josué para a presidência, e que não o querem, sequer, integrando a Mesa Diretora. Apesar das vozes contrárias, Belarmino, que inicia nesta sexta-feira (1º) seu oitavo mandato como deputado estadual, segue costurando seu nome para a vice-presidência. Se obtiver sucesso, essa não será a primeira vez que Belarmino será o braço direito de Josué na direção da Casa. No biênio 2013/2014, Josué e Belarmino estiveram juntos nos cargos de, respectivamente, presidente e vice-presidente da ALE-AM.
Segundo aliados, Josué segue em reuniões para definir os cargos da Mesa, e ontem pediu que os deputados Alessandra Campelo e Felipe Souza entrem em um consenso na disputa pela vice-presidência. Não aconteceu.
Alessandra considera-se a principal cabo eleitoral de Josué na conquista do apoio dos deputados novatos e conta com a simpatia dos veteranos. Pesa contra Felipe Souza ainda o fato do parlamentar estrear na Casa, e o desejo da maioria, de acordo com os bastidores, é que o cargo de vice-presidente seja ocupado por um dos 13 deputados reeleitos.
Deputada estadual eleita mais votada nestas, Mayara Pinheiro (PP) é apontada, nos bastidores, como a escolhida para o cargo de 2º vice-presidente; o deputado Roberto Cidade (PV) aparece como o nome para ocupar o cargo de 3º vice-presidente.
Os cargos de secretário geral, 1º secretário e 2º secretário seguem indefinidos, mas nomes como os dos deputados, Cabo Maciel (PR), Augusto Ferraz (DEM), Ricardo Nicolau (PSD), Abdala Fraxe (PTN), Sinésio Campos (PT) e Delegado Péricles (PSL), são cotados.
A eleição para presidente da Assembleia Legislativa acontecerá nesta sexta-feira, 1º de fevereiro.