MANAUS – O deputado estadual de oposição Wilker Barreto, do PHS, guardou para a tribuna da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) a avaliação que faz da qualificação técnica e dos modos do secretário estadual de Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio.
“O secretário de Fazenda é despreparado tecnicamente e emocionalmente. Tecnicamente, posso dizer que ele é um apedeuta”, disparou Wilker, durante discurso na manhã desta quarta-feira, 13.
Na terça-feira, 12, o parlamentar do PHS participou de uma audiência pública com a participação de Del Giglio. O secretário foi convidado a falar sobre a situação orçamentária da gestão Wilson Lima (PSC).
Para Wilker, quando pressionado por ele e o colega de oposição Dermilson Chagas (PP), Del Giglio não teve a “elegância” necessária nas respostas. “Ficou muito nítido que quando ele é pressionado ele perde a elegância”, reclamou o deputado.
Técnica, exitosa e rara
Para o deputado estadual e presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), Ricardo Nicolau (PSD), autor do convite ao secretário, a reunião de terça-feira foi “técnica”, “exitosa” e “rara”.
Ainda na terça-feira, após a reunião, Nicolau disse que não tinha recordação de um titular da Sefaz aceitar um convite para ser sabatinado sobre orçamento por deputados da base e da oposição em uma audiência pública na ALE-AM.
“Do ponto de vista técnico, ela (reunião) foi exitosa. Foram respondidas todas as perguntas, foram trazidas informações. E via de regra, particularmente, não lembro de ter um secretário de finanças vindo à Assembleia Legislativa prestar esclarecimentos dessa forma”, declarou Nicolau.