MANAUS – A líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputada Joana D’Arc (PL), anunciou nesta quarta-feira (5) que está grávida. Joana, que é a responsável por fazer a defesa de matérias do interesse do governo no parlamento, disse que sua postura nas últimas semanas, mais discreta, vinha sendo interpretada de forma errônea no meio político.
“Quero até justificar que, por algum tempo, desde que eu tive conhecimento da minha situação, eu me mantive muito prudente, muito responsável e às vezes até muito calada e isso talvez estivesse sendo interpretado de alguma outra forma no meio político, mas eu efetivamente preciso e tive que me manter dessa forma, dentro dessa medida de responsabilidade, não só com a minha vida, mas com a vida desse serzinho que eu carrego aqui na barriga”, disse a parlamentar, na tribuna da ALE-AM.
“Agora, acho que todos podem entender o real motivo de tanta prudência e às vezes de ficar um pouco mais ali, na retaguarda, nos bastidores do que efetivamente na linha de frente aqui na tribuna”, afirmou Joana.
“Eu que já me considerava mãe de gato, de cachorro, agora, efetivamente, eu estou gerando uma vida”, disse a deputada, que é defensora da causa animal.
Confira o pronunciamento na íntegra:
Meu cordial bom dia a todos e a todas, às pessoas que estão assistindo por meio desta transmissão, deputados e deputadas.
Eu quero o primeiramente falar sobre algo pessoal, mas que por ser uma deputada estadual, eleita pelo povo e que tem uma vida pública, eu não posso deixar de pronunciar e dizer que eu e o Aldenor Lima estamos grávidos. E que eu tenho uma missão muito grande como deputada, à frente de projetos, de representatividade, de causas. Mas agora, efetivamente, talvez eu tenho uma das maiores missões que são conferidas na uma mulher que é ser mãe. Eu que já me considerava mãe de gato de cachorro agora, efetivamente, eu estou gerando uma vida.
Quero até justificar que, por algum tempo, desde que eu tive conhecimento da minha situação, eu me mantive muito prudente, muito responsável e às vezes até muito calada e isso talvez estivesse sendo interpretado de alguma outra forma no meio político, mas eu efetivamente preciso e tive que me manter dessa forma, dentro dessa medida de responsabilidade não só com a minha vida, mas com a vida desse serzinho que eu carrego aqui na barriga. Mas, às vezes as coisas são deturpadas, mas agora oficialmente acho que todos podem entender o real motivo de tanta prudência e às vezes de ficar um pouco mais ali, na retaguarda, nos bastidores do que efetivamente na linha de frente aqui na tribuna.
Quero dizer que eu conto com ajuda de todos os meus amigos deputados, deputadas, a ajuda dessa Casa, dos servidores para enfrentar o desafio e isso me dá mais certeza e mais conhecimento de causa para que eu possa continuar lutando por causas que eu já lutava antes mesmo de ser mãe, que é a questão de ter um parto humanizado, do combate à violência obstétrica, do fortalecimento das ações de garantia para que as mulheres possam amamentar – a gente está inclusive no mês de Agosto Dourado.
Desde a Câmara Municipal, eu sempre ajudei e contribuí nessas causas, só que agora eu vou contribuir com o conhecimento maior de causa e isso me deixa muito feliz, porque eu tenho certeza que a contribuição ela vai ser ainda maior, porque quando a gente conhece o problema nós ajudamos mais ainda a construir a solução.
Era isso que eu queria deixar de forma pública, porque eu não gostaria que fosse falado por alguém ou que fosse de repente visto nas redes sociais e que as pessoas não soubessem. Quero agradecer o apoio de todas e todos nessa jornada.