Da Redação – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apresentou nesta segunda-feira (13) à imprensa um laboratório móvel para fiscalização do asfalto na cidade de Manaus e demais municípios da região metropolitana.
O veículo foi apresentado pelo TCE-AM como carro chefe das ações para melhorar a fiscalização de obras, com foco na qualidade, a partir de janeiro de 2022.
Segundo o presidente do TCE-AM, conselheiro Mário de Mello, o equipamento inaugurado nesta segunda “não deixa margem para desvios e obras de má qualidade”.
“Nosso Tribunal vem buscando acompanhar o avanço tecnológico para aprimorar, cada vez mais, a fiscalização, também no âmbito das obras públicas. Esse laboratório móvel vai nos auxiliar a não deixar margens para que aconteçam desvios ou sejam feitas obras de má qualidade”, disse o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.
Para inaugurar o equipamento, os técnicos da Corte de Contas levaram a unidade móvel até a Avenida das Torres, uma das principais avenidas de Manaus, onde foi realizada uma demonstração de como o laboratório móvel irá funcionar.
Além desta inauguração, o laboratório fixo, localizado no estacionamento G3 do TCE-AM, também foi apresentado.
Sobre a unidade móvel
Com um caminhão adaptado ao formato de laboratório, foram feitas prensas, esclerômetros, balanças, extratoras e outros equipamentos necessários para as fiscalizações do solo.
“O caminhão é a peça chave do nosso laboratório. Por meio dele é possível ir a campo e coletar as amostras, fazendo assim a análise do solo e do pavimento asfáltico. O valor destinado a recursos públicos para obras de pavimentação, capeamento, são valores grandes que precisam ser controlados, e não adianta fazermos uma inspeção apenas com base nos custos, na quantidade, temos que olhar também a qualidade”, explicou o Diretor de Obras Públicas do TCE-AM, Euderiques Marques.
Segundo o TCE-AM, a unidade móvel possibilitará uma análise fiscalizatória in loco pelos técnicos da Corte de Contas. Na ida ao local, poderão ser coletados os dados referentes à qualidade asfáltica e do solo em obras públicas de pavimentação, de vias em Manaus, e em municípios interiores da região metropolitana.
“Os dados coletados serão trazidos para uma análise complementar na sede do TCE-AM. Os materiais obtidos servirão para compor os laudos técnicos referentes às obras públicas, auxiliando na análise das contas dos gestores de órgãos jurisdicionados”, informou o TCE-AM.
Segundo o TCE-AM, unidade móvel semelhante também é utilizada pelos Tribunais de Santa Catarina, Goiás e Piauí.