MANAUS – A juíza plantonista Maria Eunice Torres do Nascimento, da Justiça do Amazonas, determinou que o deputado estadual Fausto Júnior (MDB) retire das suas redes sociais publicações em que chama o senador Omar Aziz (PSD) de “comprovadamente corrupto” e “escória”. A liminar foi concedida na última quinta-feira (19) a pedido de Aziz.
No mérito, o senador pede que o deputado pague R$ 44 mil de indenização.
Também na quinta-feira, a Justiça determinou que Alfredo Menezes retire das redes sociais um vídeo onde um deputado capixaba chama Omar Aziz de “bandido” e “corrupto” (veja aqui).
Reprodução/e-SAJ
Em nota, Fausto diz que cumpriu de imediato a decisão (embora cite o nome de outro juiz). O deputado afirma que vai recorrer. Ele diz estar confiante que “a justiça será feita e que, nos próximos dias, terá de volta o direito de repostar o material contra o senador Omar Aziz”.
O deputado sustenta que o mandato parlamentar “lhe dá a garantia de expressar temas de interesse do povo do Amazonas, sempre abordados na tribuna do parlamento e repercutidos nas redes sociais”.
As publicações de Fausto questionadas na Justiça do Amazonas ocorreram após o depoimento dele na CPI da Pandemia, no Senado, presidida por Omar Aziz. O saldo para o deputado foi negativo. Ele saiu da comissão com suspeitas práticas criminosas levantadas por Omar que alcançam seus familiares, principalmente a mãe, Yara Lins, conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
Em uma delas, o deputado diz que: “O senador Omar Aziz que é comprovadamente corrupto e isso não sou eu que falo, é a Polícia Federal, a Justiça Federal – tenta a todo custo atacar aqueles que falam a verdade” No outro post, Fausto diz que não vai se “rebaixar ao nível de escória que o senador Omar Aziz coloca sobre a imagem do Senado Federal, não somente a dele”. “Ele tem de entender a responsabilidade que ele tem de presidir uma CPI”, completa.
Saiba mais
No início da semana passada, o ESTADO POLÍTICO mostrou que o senador Omar Aziz (PSD-AM) tem lançado uma ofensiva judicial de contra-ataque a seus detratores. Sob o comando da CPI da Pandemia, ele tem sido alvo de uma série de ataques de aliados de Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais.
Em consulta ao e-SAJ, dos processos que tramitam na primeira instância da Justiça do Amazonas, é possível verificar que Omar Aziz moveu vários processos, entre julho e agosto deste ano, por dano material, direito de imagem e perdas e danos.
+Comentadas 1