MANAUS – Atendendo a um pedido liminar apresentado por parlamentares, nesta quarta-feira (13) a Justiça Federal suspendeu a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas enquanto durar o período de calamidade pública por causa da pandemia.
A prova estava marcada para acontecer, em todo o Brasil, no próximo domingo (17). Mas, em função da recente explosão de casos da Covid-19, várias instituições se manifestaram pelo adiamento do exame em Manaus.
O governador Wilson Lima (PSC) foi além e disse que a aplicação das provas é inviável em toda a Região Metropolitana de Manaus.
A decisão de suspender o exame em todo o Estado é assinada pelo juiz Ricardo Augusto de Sales, da Terceira Vara Federal Cível da SJAM, e atende um pedido de urgência do vereador Amom Lins (Podemos) e do deputado federal Marcelo Ramos (PL).
“Destaco que, aparentemente, malfere o princípio da moralidade administrativa se impor aos estudantes e profissionais responsáveis pela aplicação do ENEM que se submetam a potenciais riscos de contaminação pelo Covid-19,numa situação na qual o Poder Público não dispõe de estrutura hospitalar-sanitária para dar o socorro médico devido àqueles que eventualmente necessitarem”, afirma juiz em trecho da decisão.