MANAUS – A pedido da DPE (Defensoria Pública do Estado do Amazonas), a juíza federal Jaiza Fraxe determinou a suspensão imediata da distribuição das doses da vacina Pzifer aos municípios do interior do Amazonas, por causa da falta de garantia de refrigeração adequada do imunizante.
“O imunizante Pfizer, em vias de distribuição, requer armazenamento especial em câmeras frias de baixíssima temperatura, até então inexistentes no interior do Estado. Acolho o pleito e determino a suspensão imediata da distribuição das doses da vacina Pfizer- Comirnaty aos municípios do interior, até que o Estado do Amazonas apresente plano satisfatório de transporte e armazenamento, com segurança, a fim de que sejam evitados desperdícios de doses de imunizantes”, diz a magistrada em trecho da decisão.
Segundo Jaiza Fraxe, enquanto isso não ocorre, “o Estado pode e deve utilizar os demais imunizantes no interior, sobretudo Astrazeneca que está em quantidade suficiente na FVS- Amazonas”.
O decisão da magistrada é desta terça-feira, 22. Na mesma data, o governo estadual enviou para Parintins, onde será realizado um mutirão de vacinação no próximo sábado, 26, 12 mil doses de vacina, sendo 6 mil da AstraZeneca e 6 mil da Pfizer.