MANAUS – A juíza Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, expediu na manhã desta terça-feira, 17, um mandado de prisão preventiva contra Alejandro Valeiko.
“MANDA que a autoridade policial a quem este for apresentado EFETUE A PRISÃO da pessoa abaixo mencionada, cientificando-a do motivo da prisão, observando-se as disposições do art. 5°, inc. LXII, LXIII e LXIV, da Constituição Federal, consoante decisão do feito em referência”, diz trecho do mandado.
Ele é um dos réus no processo que apura a morte do engenheiro Flávio Rodrigues.
Alejandro é filho da primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko. A casa do enteado do prefeito Arthur Neto (PSDB) foi o último local onde a vítima foi vista com vida no dia 29 de setembro de 2019.
No dia 27 de dezembro, Alejandro deixou a unidade prisional CDPM 1 (Centro de Detenção Provisória), depois de decisão liminar do STJ (Superior Tribunal de Justiça), concedida no dia 26/12.
Na ocasião, Alejandro cumpria prisão desde o dia 7 de dezembro. Desde então, o filho da primeira-dama passou a cumprir prisão domiciliar.
Procurada pela reportagem, a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) informou que ainda não foi notificada oficialmente da decisão.
Abaixo, veja o mandado de prisão: