MANAUS – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), deputado Josué Neto (PSD), disse que alguns dos dados sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) utilizados por Ricardo Lewandowski em seu voto no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quinta-feira, 25, foram informados ao ministro por ele. “Alguns dados do voto dele, eu informei”, disse o parlamentar.
Josué Neto esteve com Lewandowski na quarta-feira, 24, em Brasília, dia em que foi retomado o julgamento de dois recursos que questionavam o direito ao crédito do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na entrada de insumos provenientes da ZFM.
O julgamento foi concluído nesta quinta. Por 6 votos a 4, o STF negou provimento aos recursos, decisão que favorece a ZFM, e por isso muito comemorada por políticos locais. Um dos votos favoráveis ao modelo econômico do Amazonas foi de Lewandowski . Josué Neto e o deputado estadual Serafim Corrêa, do PSB, viajaram para Brasília na quarta-feira para acompanhar o julgamento.
Homenagem
Começou a tramitar esta semana na ALE-AM um proposta de concessão do título de Cidadão do Amazonas ao ministro do STF. O autor da propositura é Josué Neto. Segundo o deputado, na quarta, além da ZFM, os dois conversaram sobre a homenagem. Lewandowski informou que virá ao estado receber o título.