MANAUS – O presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), se diz favorável ao projeto de lei (PL) de Jair Bolsonaro para regulamentar a exploração de atividades econômicas em terras indígenas, incluindo mineração, garimpo, extração de petróleo e gás, geração de energia elétrica e agropecuária. O texto será enviado ao Congresso Nacional, a quem caberá deliberar e votar as mudanças. A matéria foi assinada nesta quarta-feira por Bolsonaro.
“Vai permitir que as terras sejam exploradas de forma correta, sustentável, beneficiando a população indígena, os ribeirinhos, como tem que ser. Temos empresas interessadas em explorar o gás natural, o potássio, o nióbio, silvinita, mas essas empresas sempre esbarram na legislação, na burocracia”, disse Josué, que esteve em Brasília na quarta-feira (5) na festa de comemoração dos 400 dias do governo Bolsonaro.
“Temos no alto Solimões, ali em São Gabriel da Cachoeira, muitas terras indígenas com alto potencial de mineração. E essa exploração, feita de forma correta, dentro da legalidade, vai beneficiar as famílias que vivem hoje naquela região e muitas vezes não tem de onde tirar o seu sustento”, completou o deputado estadual.