MANAUS – O deputado federal José Ricardo (PT) quer que a Câmara dos Deputados convoque o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para prestar esclarecimentos acerca dos critérios para a composição desse Conselho da Amazônia, suas ações e seu funcionamento.
O parlamentar é crítico da decisão do Governo Federal de excluir os governadores da Amazônia da composição do conselho. O colegiado será composto pelo vice-presidente e mais 14 ministros de Jair Bolsonaro.
“É um conselho sem representatividade e sem legitimidade. Se esse conselho vier para contribuir com a redução do desmatamento da Amazônia, será muito positivo, mas se for para o governo dar aval a ações de exploração da Amazônia, como exemplo, mineração em terras indígenas, precisamos denunciar e lutar contra isso. Porque tudo indica que o projeto do governo Bolsonaro de exploração em terras indígenas está em sintonia com esse conselho. Portanto, não podemos permitir a aprovação desse projeto e nem a formação do conselho da Amazônia nesses moldes”, reclamou o parlamentar.
A assessoria de José Ricardo informou que ele apresentará um requerimento pedindo a convocação de Hamilton Mourão.