MANAUS – Reportagem do Jornal Nacional (Globo) exibida na noite desta sexta-feira (11) afirmou que a situação da saúde pública no Amazonas está provocando sendo que parecem tiradas de um filme de terror.
O material que foi ao ar explorou o cenário encontrado na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), durante inspeção realizada nesta quinta-feira (10) pelo governador Wilson Lima (PSC) e pelo vice-governador e secretário de Saúde, Carlos Almeida Filho (PRTB).
Segundo o governo que sucedeu ao de Amazonino Mendes (PDT), a Cema só possui em seus estoques 25% de todos os medicamentos e produtos para a saúde que deveria ter.
Na quinta-feira (10), Wilson Lima disse, após vistoria na Cema, que nos próximos cinco dias os hospitais da capital e do interior podem ficar sem soro e o estoque de insulina só deve durar por mais 15 dias.
Em entrevista à reportagem do Jornal Nacional, o vice-governador e titular da Susam, Carlos Almeida, disse que o estado fará uma compra emergencial de soro fisiológico e culpou a falta de planejamento da gestão anterior pela falta de medicamentos.
“Segundo tem sido relatado pela própria equipe e como pode ser observado in loco, um planejamento adequado deveria ter dado uma margem mínima para que haja a necessidade de reabastecimento. A falta desse planejamento mínimo para que haja a necessidade de novos abastecimentos. A falta de planejamento fez com que se chegasse a esse ponto”, disse Carlos Almeida.