Da Redação |
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Amazonas, para ser pago em 2022, teve um aumento médio de 22,49% em comparação com o valor do imposto de 2021.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22) pela Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM). O órgão já publicou em seu site a tabela de vencimento das placas e a base de cálculo para o pagamento do imposto.
A tabela de vencimento e a base de cálculo do imposto para 2022 consta na resolução 0029/2021, disponível no site da Sefaz-AM. Clique para acessá-la aqui.
Segundo a Sefaz-AM, o aumento no imposto ocorre devido à majoração do mercado automotivo no Brasil, que, com a pandemia, resultou na elevação dos preços tanto de veículos usados, como de veículos novos.
“Como em 2021, houve um desequilíbrio na cadeia de produção de veículos, a indústria automobilística sofreu com a falta de insumos e com a paralisação na produção dos veículos. Com isso, o estoque de carros novos zerou nas concessionárias e houve aumento na procura de carros usados e, consequentemente, uma valorização no valor de mercado dos carros, mesmo o estado não aumentando a alíquota do IPVA”, explica a chefe do Departamento de Arrecadação da Sefaz, Anny Karolinny Saraiva Coelho.
O Amazonas tem alíquota de IPVA de 2% sobre o valor de mercado de veículo até 1000 cilindradas (carros, motos, caminhões) e 3% para veículos acima de 1000 cilindradas. Tal valor é calculado com base na Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), principal aferidor de preços de veículos no país.
O IPVA 2022 pode ser recolhido em até três parcelas ou em cota única. As guias para pagamento do imposto serão disponibilizadas a partir do dia 3 de janeiro no site da Sefaz.
Descontos
Os contribuintes que anteciparem o pagamento terão direito a descontos que variam de 5 a 10% sobre o valor principal. Terão 10% de desconto os proprietários de veículos com placas com final 1 que recolham o imposto em cota única ou paguem a primeira parcela até o dia 31 de janeiro. Se pagarem em cota única ou liquidarem a segunda parcela até 28 de fevereiro, disporão de 5% de desconto. Se efetivarem o recolhimento até a data limite, 31 de março, pagarão o valor integral.
Da mesma maneira, as placas com final 2 tem até prazo final de pagamento do imposto até abril, as de final de 3 até maio, as de final 4 até junho, e assim sucessivamente, sempre se somando dois ao número de final da placa para se saber o último mês possível para o pagamento do imposto (no caso das placas de final 0, considerar o número 10).
Quanto ao imposto por antecipação de pagamento, a mesma regra vale para o exemplo citado acima, quando exemplificado o caso da placa de veículo com terminação 1. Se a terminação de placa do contribuinte for 8, por exemplo, ele pode começar a pagar o IPVA no mês de agosto, com desconto na primeira e segunda parcelas (10% e 5%, respectivamente), com pagamento integral na terceira parcela.
Acessando o site da Sefaz (www.sefaz.am.gov.br), o contribuinte pode e realizar a regularização do imposto a partir de dia 3 de janeiro, clicando em IPVA – Lançamento e Impressão (aba Busca Rápida) para emitir sua guia de pagamento.
Moro no interior estou precisando muito pq não ganho nem um salário mais graças a deus ganho só na época do açaí quando da na época espero que me aceitem agradeço muito se me aceitarem de coração agora que eu vou precisar mesmo que vó te meu filho mais pelo menos eu tentei se eu não tentar agente não consegui né muito obrigado agradeço a todos ea todas por me darem atenção muito muito obrigado agradeço a todos em nome de Jesus Jesus Cristo redento