Da Redação |
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Ipen (Instituto de Pesquisa do Norte) atualiza o cenário da disputa pela Prefeitura de Manaus.
De acordo com o Ipen, em um dos cenários de consulta estimulada aos eleitores, o prefeito David Almeida (Avante) foi citado por 30,5% dos entrevistados.
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) aparece em segundo lugar, com 27,5% das intenções de voto.
Considerando a margem de erro de 3,09% (para mais e para menos), é possível observar que David e Amom estão em um empate técnico neste cenário.
Demais pré-candidatos
O pré-candidato do PL, Capitão Alberto Neto, tem a terceira maior intenção de voto: 10,9%. Ele é seguido de Roberto Cidade, do União Brasil, que tem 8,7%.
O pré-candidato do PT, Marcelo Ramos, que não teve o nome incluído na primeira pesquisa do Ipen (em abril), aparece em quinto lugar, com 5,3%.
O deputado estadual Wilker Barreto, do Mobiliza, foi o sexto nome mais lembrado pelo eleitor, com 2,2%. Seguido de Maria do Carmo Seffair (Novo), que pontuou 2,2%.
A pesquisa foi realizada em parceria com os veículos online Amazonas Atual, Blog do Hiel Levy, BNC Amazonas, Portal do Marcos Santos, Portal Mário Adolfo e Portal Único.
Até a publicação deste texto, apenas um cenário de pesquisa estimulada foi divulgado, contendo apenas os nomes dos sete nomes acima.
Cenário espontâneo
No cenário de pesquisa espontânea, quando o entrevistado não apresenta nenhum nome de pré-candidato ao eleitor, o prefeito de Manaus também aparece liderando a corrida.
Segundo o Ipen, neste cenário, David foi lembrado por 12,8% dos eleitores, diante de 10,7% de Amom.
Capitão Alberto Neto marcou 4,2% e Roberto Cidade 3,1%. Marcelo Ramos foi lembrado por 1,2% e Maria do Carmo Seffair 0,8%.
O Ipen ouviu 1.000 pessoas entre os dias 7 e 13 de maio. O nível de confiabilidade é de 95%, com margem de erro de 3,09%.
Segundo turno
No cenário de segundo turno entre David e Amom, o pré-candidato do Cidadania venceria com 45,7% dos votos, contra 40,7% do atual prefeito.
Em cenários de segundo turno com outros três pré-candidatos, David seria o prefeito eleito.
Primeira consulta
Comparando estes números com os da primeira pesquisa do Ipen, divulgada em abril deste ano, os dois pré-candidatos mais lembrados pelos eleitores mudaram de posição.
Isso porque na pesquisa de abril era Amom quem liderava, em 5 cenários divulgados (cenários de pesquisa espontânea), a corrida pela Prefeitura de Manaus.
Naquela data, em um cenário com 13 pré-candidatos, Amom aparecia com 28,2%, contra 24,7% de David.
Em outros quatro cenários, com menos pré-candidatos, Amom também liderava, com desempenho variando entre 33,3% e 45,4%.