Da Redação |
O Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen) atualizou o cenário de disputa pela cadeira de prefeito da cidade de Manaus.
Pesquisa divulgada pelo instituto nesta segunda-feira (23) mostra que se a eleição fosse hoje o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), avançaria para o segundo turno com 32,8% das intenções de voto.
A outra vaga para o segundo turno está indefinida, aponta o Ipen. Isso porque há um empate técnico entre Roberto Cidade (União Brasil) e Amom Mandel (Cidadania).
De acordo com o Ipen, Roberto Cidade tem 17,6% das intenções de voto contra 17,4% de Amom. A margem de erro da pesquisa é de 3,09%.
A pesquisa foi encomendada pelo grupo de seis sites: Amazonas Atual, Portal Único, Portal do Marcos Santos, BNC Amazonas, Blog do Hiel Levy e Portal do Mário Adolfo.
O Ipen confirma o que outras consultas demonstraram nos últimos dias, que foi o crescimento de Roberto Cidade que, ainda com leve vantagem, ultrapassou Amom nas intenções de voto.
Os números acima dizem respeito à consulta estimulada, que é quando o eleitor é apresentado a uma foto de todos os candidatos que disputam a eleição.
Veja o desempenho dos demais candidatos:
Alberto Neto (PL): 12,9%;
Marcelo Ramos (PT): 6,2;
Wilker Barreto (Mobiliza): 1,3%;
Gilberto Vasconcelos (PSTU): 0,4%.
Os eleitores que alegaram não saber em quem votar ou que não responderam totalizaram 4,3%. Os que disseram votar em branco, nulo ou nenhum somaram 7,1%.
O Ipen ouviu 1 mil pessoas entre os dias 17 e 20 de setembro. O levantamento foi registrado na Justiça eleitoral com o número AM-006837/2024.