MANAUS – A dois dias do retorno das sessões plenárias presenciais, a sessão plenária virtual da Câmara Municipal desta segunda-feira (29) quase foi encerrada antes do previsto, por volta das 11h30.
Com muita instabilidade na transmissão, a sessão virtual foi comandada a maior parte do tempo pelo 3º vice-presidente, vereador Professor Samuel.
Após o encerramento do Pequeno Expediente, Samuel chamou o 1º vice-presidente Hiram Nicolau para retomar o comando dos trabalhos, mas Nicolau disse estar impossibilitado, pois naquele momento estava gravando um vídeo institucional justamente sobre o retorno das sessões presenciais.
O 2º vice-presidente Fred Mota havia falado com muita dificuldade, com áudio e vídeo falhando a todo momento.
Samuel então deu por encerrada a sessão e convocou os vereadores para a próxima sessão, mas foi alertado por colegas da necessidade da realização da Ordem do Dia, uma vez que havia projetos pautados para serem deliberados.
“Eu não aguento isso aqui. Está muito ruim. A gente não consegue ouvir os amigos”, reclamou Glória Carrate.
O presidente da Casa, Joelson Silva, se conectou à sala virtual e retomou a condução da sessão com a realização da Ordem do Dia. Ele disse que estava resolvendo um problema familiar e por isso não pôde participar da sessão desde o início.
Com a retomada da sessão, foi possível iniciar a tramitação de projetos de lei da reforma administrativa que o prefeito Arthur Neto pretende fazer na estrutura do Executivo municipal.
Durante uma intervenção do líder do prefeito, Marcel Alexandre, ao fim da Ordem do Dia, a imagem e o som dele travou.
No que, Joelson declarou: “A internet hoje está conspirando contra a gente”.
“Totalmente”, concordou Glória.
A sessão então prosseguiu, encerrando às 11h55, com vereadores discutindo como participariam da entrega da obra do complexo viário Roberto Campos, que acontecerá nesta tarde.
Cobrança
O retorno das reuniões foi cobrado por vereadores ao presidente Joelson Silva na sessão plenária do último dia 15.
Desde então, a CMM está preparando o retorno das sessões presenciais e realizou na última quinta-feira (25) mais um processo de sanitização do Plenário da Casa.
Os gabinetes e corredores também passaram pelo procedimento de higienização.
Suspensão e retorno
Joelson Silva fez anúncio do retorno das sessões presenciais para o dia 1º de julho, durante a plenária virtual, um dia antes desta última sanitização.
As atividades no prédio da CMM, na Zona Oeste de Manaus, estão suspensas desde 23 de março por causa da pandemia de Covid-19, com exceção de alguns serviços emergenciais, e que devem ser retomadas de forma gradual, dentro do que determina as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde, segundo Joelson.
+Comentadas 1