Da Redação |
O incêndio na embarcação M Monteiro próximo ao município de Uarini (a 565 quilômetros de Manaus) deixou três mortos. A informação foi confirmada pela Secom (Secretaria de Estado de Comunicação) na manhã desta terça-feira, 30. O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira (29).
Informações obtidas pela DPE-AM (Defensoria Pública do Estado do Amazonas), que está integrando o comitê de crise criado pela Prefeitura de Uarini, junto às autoridades locais dão conta de que a embarcação, com capacidade para 600 pessoas, estava ocupada por 156 passageiros, 12 tripulantes, totalizando 168 pessoas.
Doze pessoas estão internadas no Hospital Regional Franco Lopes. Os demais sobreviventes estão abrigados na Escola Municipal Carlos Braga e na Escola Estadual Hermano Stradelli, onde estão sendo atendidos pelos órgãos integrantes do comitê. Não há informações a respeito de eventuais desaparecidos.
Força-tarefa
Equipes da força-tarefa determinada pelo governador Wilson Lima, para atender às vítimas do incêndio, chegaram na manhã desta terça à região do acidente para reforçar os atendimentos.
Servidores da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Saúde embarcaram nas primeiras horas da manhã e já desembarcaram nas proximidades do local.
“Essas equipes vão fazer a regulação dessas vítimas e vão solicitar de Manaus os apoios necessários, de forma coordenada, sem que falte qualquer tipo de ação do governo do Estado para que a gente possa atender essas pessoas”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Alexandre Gama.
Também embarcaram para o município profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) levando medicamentos e insumos para reforçar as unidades de Tefé e Uarini.
A equipe do Corpo de Bombeiros conta com mergulhadores e especialistas em atendimento pré-hospitalar, que vão auxiliar no atendimento de feridos e atuar nas buscas por desaparecidos, além de atuarem no combate às chamas.
O governador Wilson Lima determinou que UTIs áreas estejam prontas para serem enviadas à localidade para trazer os pacientes que tenham condições e necessidade de transferência para Manaus, onde as unidades de saúde já estão de sobreaviso.
“Nós estamos monitorando os dois municípios, Tefé e Uarini, especialmente Uarini, que já recebeu 165 pacientes na unidade hospitalar. Estamos levando material e medicamento, para o atendimento de possíveis queimados, e para o atendimento às necessidades de saúde da população que está aguardando para ser resgatada ou para ser transferida para outro município”, ressaltou a secretária adjunta de assistência, Mônica Melo.
Acidente
Agentes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do município de Tefé realizaram os primeiros atendimentos no local do acidente, que ocorreu na tarde de ontem, com a embarcação M Monteiro. A Marinha do Brasil também deu apoio nos primeiros atendimentos.