MANAUS – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado estadual Josué Neto (PSD), afirmou na tarde desta quinta-feira (18), que colocar a Zona Franca de Manaus (ZFM) em confronto com a economia brasileira “é uma ignorância com requintes de desconhecimento”.
A declaração de Josué ocorre em reação às declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista à GloboNews, na noite de quarta-feira (17), onde afirmou que não vai ferrar o Brasil para manter as vantagens da Zona Franca de Manaus (ZFM).
“Extinguir o IPI em território nacional é jogar 92% da economia do Amazonas no ralo. Uma catástrofe para a economia do Amazonas e o fim da principal forma de sustento de 4 milhões de pessoas. Colocar a ZFM em confronto com a economia brasileira é uma ignorância com requintes de desconhecimento”, disse Josué em publicação nas redes sociais.
Entrevista
Na entrevista à GloboNews, o ministro disse que sua equipe estuda unificar impostos e reduzir alíquotas, como a do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
“A Zona Franca de Manaus fica do jeito que ela é. Ninguém nunca vai mexer com ela. Agora isso quer dizer que eu não vou simplificar impostos no Brasil? Eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado, porque, senão não tem vantagem para Manaus? Não existe isso”, disparou Guedes.
Hoje, a indústria instalada em Manaus tem como principal atrativo a isenção da alíquota de IPI oferecido na ZFM, que resulta em crédito aos fabricantes. Com a alíquota unificada, outras regiões do país passam a ter as mesmas vantagens que o Amazonas em termos fiscais.
Hello. And Bye.
Hello. And Bye.