Da Redação |
Pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (10) pelo Instituto Diário de Pesquisa (IDP) aponta que o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) segue na liderança das intenções de voto para as eleições de outubro. O político é seguido pelo senador Eduardo Braga (MDB) e pelo atual governador Wilson Lima (União Brasil).
De acordo com o IDP, se o primeiro turno das eleições fosse hoje, Amazonino teria 40,1%, Braga 20,3% e Wilson 16,6%. O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) aparece em 4º lugar com 5,9%, Carol Brás (PDT) com 5,8% e Marcelo Amil (Psol) com 0,9%.
Segundo a pesquisa, os votos brancos ou nulos firam em 2,7%. Enquanto 1,2% dos eleitores consultados não sabem ou não responderam em quem votariam. Os que responderam que não votariam em nenhum dos candidatos somaram 6,4%. O cenário divulgado pelo IDP é o de pesquisa estibulada.
Segundo o IDP, a pesquisa foi coordenada pelo professor doutor Edmilson de Araújo Silva, matemático e consultor estatístico. A pesquisa ouviu 1,8 mil eleitores no Amazonas, entre 27 de abril e 8 de maio. Além da capital, a pesquisa amostral incluiu 14 municípios.
O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro estimada é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a identificação AM-08799/2022.
Pesquisa de fevereiro
A pesquisa anterior do IDP, divulgada em fevereiro deste ano, apontou os mesmos três nomes disputando vaga no 2º turno.
Comparando os dados, Amazonino, Braga e Wilson melhoraram seus desempenhos.
O ex-governador cresceu 3,8%, o senador 4,4% e Wilson 3,9%.
A divulgada no dia 3 de fevereiro mostrou que Amazonino tinha 36,3% dos votos e Braga 15,9%. Na terceira colocação aparecia o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) – que já anunciou não ser candidato este ano – com 14,2%. Wilson aparecia em seguida com 12,7%.