Da Redação |
O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto aumentou em 60% o número de cirurgias gerais e triplicou o número de cirurgias ortopédicas no período de 1º a 31 de dezembro. Os números foram apresentados pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), em coletiva à imprensa nesta segunda-feira, 6.
Conforme Wilson, os procedimentos cirúrgicos gerais saíram de uma média diária de 15 para 24, enquanto as ortopédicas cresceram 200%, saltando de uma média diária de 5 para 15 cirurgias realizadas após as mudanças na administração da unidade de urgência e emergência do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, que passou a integrar o Complexo Hospitalar Sul, que possui também o Instituto Mulher Dona Lindu.
“Nós estamos fazendo um trabalho de reformulação da sáude. Esse é um trabalho estrutural onde estamos implantando uma séria de mudanças. Um paciente que chegava acidentado ficava ali entre 20 e 30 dias no Pronto-Socorro para poder ter a sua cirurgia realizada, hoje o paciente não está ficando mais de 24 horas, o paciente que entra aqui numa situação de emergência é estabilizado e a cirurgia dele já é feita em definitivo. E aqueles pacientes que não são caso de urgência ficam, no máximo, 6 dias no Complexo Hospitalar Sul. Antes o paciente ficava um mês no antibiótico e no analgésico aguardando um procedimento cirúrgico, agora não passa uma semana”, disse o governador.
Segundo Wilson, o centro cirúrgico do Hospital 28 de Agosto funciona 24 horas. “Antes, os centros cirúrgicos aqui só funcionavam de segunda à sexta-feira. Não funcionava no final de semana e nem em feriados. A gente também ampliou o número de instrumentadores cirúrgicos e aumentou também os exames de risco cirúrgico. Antes, só eram realizados 10 riscos cirúrgicos por dia, agora são realizados quantos forem necessários”, afirmou.
Na entrevista, Wilson falou ainda sobre a parceria entre o governo do Amazonas com o Google. O objetivo é fazer uma limpeza na fila do Sistema de Regulação (Sisreg), com o objetivo também de dar mais celeridade nos serviços ofertados.
Atendimentos totais
No balanço apresentado, o governador Wilson Lima afirmou que de 1º à 31 de dezembro foram realizados 11,7 mil atendimentos no Complexo Hospitalar Sul, sendo 8 mil do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e 3,7 mil no Instituto da Mulher Dona Lindu.