MANAUS – O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, localizado na zona norte de Manaus, criou um ambulatório exclusivo para pacientes adultos e infantis que ficaram com sequelas em decorrência da Covid-19. De acordo com o secretário executivo adjunto de Atenção à Urgência e Emergência, Moab Amorim, de 3% a 4% dos infectados com o novo coronavírus apresenta algum tipo de sequela.
O serviço, que começou a funcionar em outubro, nesse primeiro momento, vai atender pacientes que se recuperam da doença, mas ainda estão internados e seguem sendo atendidos na própria unidade.
Segundo Moab Amorim, no ambulatório, esses pacientes irão realizar atividades de melhoria de fluxo respiratório, com condicionamento respiratório adequado.
“A fisioterapia que oferecemos, no ambulatório, nada mais é que atividade física, exercícios, para você condicionar e melhorar a função respiratória, muscular e de troca de gases do paciente”, explica Moab. O secretário afirma que, infelizmente, muitos pacientes precisarão de um longo tempo de recuperação, após a internação.
De acordo com o secretário, o paciente que apresentar sequelas após se curar de Covid-19 pode procurar atendimento clínico em qualquer unidade da rede pública de saúde e, após avaliação, se for o caso, será encaminhado para fazer acompanhamento no ambulatório do Delphina Aziz.
“As principais sequelas hoje são insuficiência renal, aguda e crônica, lesões pulmonares permanentes, em todos os níveis e, em alguns casos, os pacientes começam a desenvolver hipertensão crônica”, afirma Moab.
O secretário executivo ressalta que esse serviço aos pacientes com sequelas de Covid-19 será ainda reforçado com a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV), localizado atrás do Delphina Aziz, que deve ocorrer até o final do ano.