MANAUS – A Moto Honda da Amazônia e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desenvolverão um protótipo de respirador artificial para ajudar no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no interior, com vistas ao potencial aumento de casos e pressão sobre o sistema de saúde. O desenvolvimento do protótipo terá início ainda neste mês.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (3) pelo governador Wilson Lima, durante a assinatura de um termo de cooperação técnica.
Especialistas e técnicos da indústria e da academia trabalharão com o intuito de viabilizar um modelo de respiradores de transporte, que serão utilizados em pacientes que necessitem de suporte respiratório enquanto são deslocados em curtos e médios trajetos.
Wilson Lima ressaltou que há neste momento uma dificuldade muito grande em adquirir insumos na área de saúde, sobretudo os respiradores que são utilizados na montagem das UTIs.
“O que nós estamos fazendo aqui é a assinatura de um termo de cooperação entre a UEA e a Honda para o desenvolvimento de um protótipo que, inicialmente, será fundamental para ser utilizado no transporte de pacientes do interior que podem ser agravados e também na construção de respiradores que serão utilizados nas UTIs para atender aqueles pacientes aqui na capital”, disse ele, durante a cerimônia realizada na fábrica do Distrito Industrial.
O governador declarou que a expertise da indústria e da iniciativa privada é muito bem-vinda nesse momento. “
“A equipe de trabalho está engajada em absorver todo o conhecimento técnico sobre esses equipamentos e, claro, poder agregar o conhecimento da Moto Honda no desenvolvimento e fabricação de motocicletas para gerar uma contribuição efetiva à sociedade. Não é a nossa expertise desenvolver respiradores, mas tratando-se de uma causa tão nobre, empenharemos todos nossos esforços para a concretização desse projeto”, frisou o vice-presidente da Moto Honda da Amazônia, Julio Koga.
De acordo com o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, um grupo de voluntários da universidade – entre médicos, engenheiros, professores, alunos e técnicos administrativos – estará mobilizado na execução do projeto.
“A gente fica muito entusiasmado, nós todos, com a oportunidade de trabalharmos juntos com a Honda e termos esse protótipo o mais breve possível, e com a graça de Deus termos esse produto ainda durante essa pandemia, salvando vidas nas nossas UTIs”, disse o reitor.