MANAUS – O mais recente Monitor da Violência, divulgado nesta quinta-feira (25/08), apontou uma queda de 4% no número de homicídios ocorridos no Amazonas. Em todo o Brasil, 19 estados e o Distrito Federal apresentaram redução neste indicador de segurança pública, com uma retração média de 5% no número de casos.
De janeiro a junho, os homicídios no Amazonas somaram 686 casos, contra 715 do ano passado. Em todo o país, o primeiro semestre deste ano registrou 20 mil homicídios, de acordo com o levantamento, com destaque negativo para Rondônia, que teve um aumento de 24% nesse tipo de crime, o maior do país.
Comparando com o início do ano, o indicador no Amazonas também apresentou queda no fim do primeiro semestre de 2022. Em janeiro, foram registrados 105 homicídios, contra 101 de junho. Neste mês, o estado teve uma das maiores reduções de mortes do país, muito acima da média brasileira.
Enquanto nos casos gerais do Brasil, o número de homicídios apresentou uma queda de 8% no em junho, a redução registrada no Amazonas chegou a quase 20%. A queda no indicador é resultado dos investimentos do Governo do Amazonas, com reforço nas ações desenvolvidas pelas forças de Segurança, com repressão à criminalidade.