MANAUS – A Heineken anunciou nesta sexta-feira, 4, que decidiu retirar sua unidade de concentrados da Zona Franca de Manaus (ZFM) e transferi-la para a cidade de Itu, no interior de São Paulo, onde também é produzido o portfólio de bebidas não alcoólicas da empresa, atualmente representado pelas marcas FYs, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.
O anúncio ocorre uma semana após o presidente Jair Bolsonaro publicar o decreto federal 10.979 que reduz em até 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em todo o país, afetando diretamente a competitividade das indústrias instaladas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Em nota, a empresa sustenta que, com a mudança, ” conseguirá otimizar a produção, aumentar a eficiência de toda a cadeia envolvida nesse processo, reduzir sua emissão de carbono e ainda acelerar a chegada dos produtos aos pontos de venda, tornando-se ainda mais competitiva e alinhada às dinâmicas do mercado”.
A empresa, no comunicado, reafirma sua aposta e confiança no mercado brasileiro, e agradece a cidade de Manaus e ao estado do Amazonas pelo acolhimento durante os anos de operação local.
Na prática, a saída da Heineken do PIM concretiza o que a classe política e empresarial do Amazonas vem alertando sobre os efeitos nocivos de atos do Governo Bolsonaro contrários à sobrevivência da ZFM. No caso mais recente, a redução de 25% do IPI, condena a Zona Franca de Manaus a perda da competitividade e, consequentemente, a saída de várias empresas do Amazonas.
Abaixo, a íntegra da nota:
Grupo HEINEKEN transfere unidade de concentrados para Itu, no interior de São Paulo
Nesta sexta-feira, 4 de março, o Grupo HEINEKEN anunciou a transferência de sua unidade produtiva de concentrados para refrigerantes de Manaus (AM) para a cidade de Itu, no interior de São Paulo, onde também é produzido o portfólio de bebidas não-alcoólicas da Companhia, hoje representado pelas marcas FYs, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com a realocação, a empresa conseguirá otimizar a produção, aumentar a eficiência de toda a cadeia envolvida nesse processo, reduzir sua emissão de carbono e ainda acelerar a chegada dos produtos aos pontos de venda, tornando-se ainda mais competitiva e alinhada às dinâmicas do mercado.
Essa importante decisão também representa mais um passo na jornada iniciada em junho de 2021, quando o Grupo HEINEKEN anunciou a retirada das embalagens PET acima de 1 litro de seu portfólio de bebidas não-alcoólicas, mudança que contribui com o compromisso da empresa de neutralizar a emissão de carbono de toda a sua cadeia de valor até 2040.
O Grupo HEINEKEN reafirma sua aposta e confiança no mercado brasileiro, onde tem buscado crescer de forma respeitosa e sustentável, e agradece toda a comunidade de Manaus e do estado do Amazonas pelo acolhimento durante todos esses anos de operação local.