MANAUS – O coordenador da bancada federal do Amazonas, senador Omar Aziz (PSD), saiu em esperanças da reunião desta terça-feira (5), em Brasília, entre os membros da bancada, o Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, na tentativa de derrubar o decreto assinado pelo presidente Michel Temer, que põe em risco a Zona Franca de Manaus (ZFM).
“Infelizmente não houve nada conclusivo. A verdade é que há uma má vontade por parte da Receita Federal e da Fazenda quanto ao assunto. Agora a gente não pode permitir que o modelo Zona Franca seja mexido. Não é só o setor de concentrados, mas o modelo (Zona Franca) que não pode, de forma nenhuma, ser mexido. Então o Governo Federal tem que manter esses 20% do IPI e procurar alternativas para suprir o déficit que eles vão ter na arrecadação, por conta do reajuste do diesel”, disse Omar após o encontro.
A medida reduz de 20% para 4% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que serve para a produção de refrigerantes e cerveja, que são produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Os políticos do Amazonas aguardam uma nova conversa com o ministro da Fazenda.