Da Redação |
Guardas municipais da Prefeitura de Manaus farão blitze e abordagem de pessoas nos terminais de ônibus da cidade. A informação foi divulgada na quarta-feira (9) pela prefeitura.
Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após uma reunião entre o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), participou de reunião com representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e Guarda Municipal.
“As blitze serão ostensivas nos locais e, caso seja verificado alguém suspeito, será possível fazer abordagem para verificação e até revista física de pessoas. Com a medida, usuários do transporte público da cidade contarão com mais ações de segurança, o que garante maior bem-estar no embarque e desembarque nos terminais”, diz trecho do texto divulgado pela Secretaria de Comunicação do município.
No mesmo texto, o vice-presidente de Transporte do IMMU, Alexandre Frederico, afirma que a medida pode inibir a prática de crimes nos terminais de integração, como assaltos.
“Esta parceria irá beneficiar quem utiliza e também quem trabalha no sistema de transporte. A presença de Guarda Municipal, aliada às rondas promovidas pela Polícia Militar, irá inibir a atuação de eventuais criminosos dentro e nas imediações dos terminais de integração, como nos determinou o prefeito David Almeida”, destacou o vice-presidente.
“A presença de forças de segurança se alia a outras medidas já tomadas pela administração municipal, como a instalação de câmeras para reconhecimento de atuações criminosas no transporte coletivo. As câmeras de alta resolução foram instaladas nas catracas com sistema de biometria facial, que já estão instaladas em 80% da frota operante do transporte público da cidade”, informou a prefeitura.
Desde outubro de 2022, Manaus tem 32 guardas municipais usando arama de fogo.
A prefeitura chegou a treinar 63 guaras, mas metade reprovou no curso.
Prefeitura de Manaus arma 32 guardas com pistolas Taurus 9 milímetros (estadopolitico.com.br)