Da Redação |
A Prefeitura de Manaus divulgou nesta quinta-feira (20) que está distribuindo, por dia, para pacientes com síndromes gripais e Covid-19, 100 mil dipironas, 7 mil comprimidos de dexametasona e 15 mil ibuprofeno.
Segundo comunicado à imprensa, o estoque desses medicamentos consumido nos últimos 5 dias equivale ao consumo de quatro meses das unidades de saúde do município.
Considerando essa informação, a reportagem fez as contas. Se o consumo diário de dexametasona hoje é de 7 mil comprimidos, e que isso equivale ao consumido em 4 meses, então, antes, o total de comprimidos do medicamento distribuídos pela prefeitura não passava de 58 por dia. Logo isso dá uma variação percentual de 11.969%.
Fazendo a mesma conta, o consumo de dipirona subiu 11.905%. E o de iboprofeno 11.900%.
O texto indica que o consumo aumentou desde que a prefeitura iniciou a estratégia de ampliar a testagem da população para Covid-19, por meio da abertura de centros de testagens na cidade.
Dois centros de testagem estão funcionando na capital do Amazonas, além de 51 unidades básicas de saúde, que também oferecem o serviço de testagem.
Nesses centros, segundo a prefeitura, pacientes sintomáticos, seja com diagnóstico confirmado para Covid ou não, passam por consulta de um médico e já saem do local com medicação para tratamento.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), esteve nesta quinta no Departamento de Logística (Delog) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Segundo ele, o município está trabalhando na reposição do estoque desses medicamentos.
“Nós estamos aqui exatamente fazendo a reposição desse estoque, para que não faltem medicamentos, nem os insumos que estamos usando para atender a população da cidade de Manaus. Hoje (quinta) ainda, chegam medicamentos, amanhã (21), também chegará medicamentos, e nossa rede estará totalmente abastecida”, disse o prefeito por meio da secretaria de Comunicação.
A prefeitura informou ainda que tem usado 60 mil testes rápidos de Covid-19 por dia nos Centros Municipais de Testagem e UBSs.
O Delog da Semsa é responsável por acondicionar os medicamentos ofertados à população, por meio das UBS e centros de testagem da Prefeitura de Manaus.