MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima, do PSC, vai anunciar nesta quinta-feira, 24, novas medidas de prevenção à Covid-19 em Manaus. O anúncio será feito em coletiva à imprensa, às 10h, na sede do Governo, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste da capital.
As novas medidas serão divulgadas após um ligeiro aumento de casos do novo coronavírus em Manaus. O governo atribui o crescimento de casos, principalmente, a aglomerações em ambientes de lazer, conforme monitoramento da vigilância epidemiológica.
No dia 11 deste mês, a diretora-presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) afirmou que o Comitê de Crise do governo identificou um ligeiro aumento no número de casos de Covid-19 entre as classes A e B.
“Temos um pequeno aumento no número de casos, principalmente onde a curva de casos era descendente. Estudo mostra que as pessoas que estão sendo internadas são pessoas que estão se expondo em ambientes de aglomeração”, explicou a presidente da FVS.
O Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgado nesta quarta-feira, 23, confirma o registro de 726 novos casos de Covid-19, totalizando 133.413 casos da doença no estado.
Do total de novos casos confirmados da doença no Amazonas, 61 foram detectados por RT-PCR, que aponta casos novos que estão entre o 3º e 6º dias da doença, e 665 por testes rápidos, que identificam os anticorpos, com data de início dos sintomas entre, pelo menos, oito e 60 dias ou mais das primeiras manifestações da Covid-19. Do total de casos detectados por RT-PCR, 47 são na capital e 14 do interior.
Conforme o boletim, foram confirmados nove óbitos por Covid-19, ocorridos nas últimas 24 horas, sendo sete óbitos em Manaus e dois no interior do estado, e outros oito óbitos foram encerrados por critério laboratorial, elevando para 3.984 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira (22/09), foram registrados 40 sepultamentos e cinco óbitos em domicílio.
O boletim acrescenta ainda que 16.166 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, o que corresponde a 12% dos casos confirmados ativos.