MANAUS – O Governo do Amazonas vai inaugurar, “em breve”, uma nova Base Arpão para combater a criminalidade. A nova base fluvial vai atender à calha do Rio Negro.
A informação foi divulgada pelo secretário de Segurança Pública, Carlos Alberto Mansur, nesta sexta-feira (23) durante cerimônia de lançamento do sistema “Cerco Inteligente”.
A Base Arpão é uma balsa que reúne efetivos policiais da Segurança Pública e tem infraestrutura para receber médicos e outros serviços. A primeira base foi entregue em agosto de 2020 e atua no rio Solimões, entre os municípios de Coari e Tefé. De lá para cá, diversas cargas de drogas transportadas pelo foram apreendidas e traficantes, presos.
O rio Negro, menos habitado, é uma outra rota usada pelo narcotráfico para escoar a produção das drogas ilícitas. Os relatos de “piratas” na região tem aumentado nos últimos meses.
“Senhoras e senhores, tão breve, já estamos na fase final de aquisição, (vamos entregar) a nossa Base Arpão número dois – a Base Arpão número um, em Coari, é um sucesso absoluto – e vamos agora lançar uma Base Arpão na calha do rio Negro”, anunciou o secretário da SSP-AM.