MANAUS – O Governo do Amazonas enviou para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) um projeto de lei pedindo autorização para transformar a Universidade Aberta da Terceira ldade – UnATl em fundação, passando a se chamar FUnATI.
A proposta chegou à Casa Legislativa na última sexta-feira (06), e está sob a relatoria do deputado Josué Neto (PSD), presidente da Comissão de Finanças e autor do projeto que criou a UnATI em 2007.
Segundo o parlamentar, o projeto é uma resposta do Executivo a um modelo de projeto que foi encaminhado por ele e outros três parlamentes em março deste ano. Os outros três deputados são: Belarmino Lins (PROS), Mário Bastos (PSD) e Serafim Corrêa (PSB).
Atualmente a UnATI é vinculada a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e não possui orçamento próprio.
“Fizemos esse encaminhamento por se tratar de uma competência do Executivo, e também por entender que a UnATI como fundação terá mais autonomia, principalmente orçamentária, para atuar junto a população da terceira idade que deve crescer bastante nos próximos anos”, afirmou Josué Neto.
De acordo com o diretor presidente da UnATI, Doutor Euler Ribeiro, além da autonomia financeira e administrativa, a mudança vai possibilitar que a UnATI faça captação de recursos do setor privado e do governo federal voltados à educação e estudos na área do envelhecimento.