MANAUS – O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, confirmou na manhã desta sexta-feira (18) que o estado não renovará contratos de empresas terceirizadas na área da saúde e contratará diretamente os trabalhadores dessas empresas.
Segundo Carlos Almeida, essa é a solução definitiva para o problema da falta de regularidade no pagamento dos salários desses trabalhadores. De acordo com o vice-governador, hoje, esses profissionais estão reféns das empresas.
“A solução correta para o problema é sim fazer o encerramento da terceirização”, disse Carlos Almeida em entrevista na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), onde participa de uma homenagem ao ministro o STF, Luiz Fux.
De acordo com o vice-governador, na quinta-feira (17), o governo realizou uma reunião sobre o tema na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
Segundo Carlos, para realizar a contratação desses trabalhadores terceirizados, o Executivo precisa de uma interlocução com todos os órgãos de controle, de forma a garantir legalidade aos atos.
“A proposta é simples. É chegar com os contratos terceirizados e se encerrar toda essa prestação de serviço terceirizado. E se contrate diretamente o pessoal que hoje está trabalhando”, disse Carlos Almeida.
Sem nova seleção
O vice-governador disse que o governo quer evitar, de forma legal, a obrigação de contratar pessoal por meio de processo seletivo.
Para ele, não seria justo realizar as contratações por processo seletivo com o risco dos atuais trabalhadores ficarem de fora.
“Isso é de uma injustiça atroz”, afirmou Carlos Almeida.