MANAUS – Na primeira reunião com o Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Amazonas), representante do governo do Estado ofereceu reajuste de 8% para os professores da rede estadual de ensino, que deflagraram greve na quarta-feira, 17. O movimento grevista reivindica aumento de 25%.
A negociação, realizada na tarde desta quinta-feira, 18, na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), reuniu 13 dos 24 deputados estaduais, o secretário de Governo, Sérgio Litaiff Filho e representantes do Sinteam e da Associação dos Servidores Administrativos da Educação (Avamseg).
O presidente da Comissão de Educação da ALE-AM, deputado Cabo Maciel (PL) disse que uma nova reunião será realizada para avançar em cima do que foi proposto.
“Esta Casa recebeu os representantes da categoria. Na quarta-feira, fomos à Sede do Governo reunir e hoje o Executivo chegou a um percentual de 8% para negociação. Os sindicatos levarão essa proposta aos professores. Também será marcada uma reunião com Sindicato e membros do Governo, a Seduc e a Sefaz para que possamos saber de que forma será possível avançar ainda mais em cima do que já está sendo proposto”, explicou.
Maciel disse ainda que a “Assembleia recepciona, opina, se posiciona, dá ideias, e, com isso, as pautas avançam”. “Esperamos que as negociações avancem e na segunda-feira a paralisação encerre”, avaliou.
A presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, declarou que a greve está mantida e adiantou que a assembleia da categoria acontecerá na segunda-feira, 22, quando será tomada a decisão dos professores.
“A greve continua. Amanhã (sexta-feira), as atividades acontecem nos comandos de greve da capital e interior. Na segunda-feira, faremos outra assembleia seguindo os ritos para apresentar a contraproposta do governo e decidir os próximos passos”, explicou a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues.
Em nota, o Sinteam disse ainda que o governo propôs que a greve fosse suspensa até a próxima reunião de negociação.
“(…) eles (governo) disseram que podem iniciar a negociação oferecendo 8%, podendo melhorar o percentual até a próxima quinta-feira (25), data acertada para a próxima rodada de negociação”, diz trecho da nota divulgada pelo Sindicato.