MANAUS – O Governo do Amazonas apresentou nesta sexta-feira (24) um plano para reduzir as filas para consultas e exames na rede estadual de saúde. Os programas Consulta+ e Examina+ serão realizados no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, no âmbito do programa macro Saúde Amazonas.
A ação tem três objetivos principais: ampliar o acesso a consultas e exames; potencializar a capacidade instalada do HPS Delphina Aziz; e reduzir o tempo de espera de exames e consultas na rede estadual.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), Anoar Samad, não se trata de um mutirão, mas um programa permanente.
Inicialmente serão ofertados especificamente no Delphina Aziz 54.471 exames por mês, além de 11.990 consultas especializadas, totalizando 66.468 atendimentos. A segunda fase, a partir do ano que vem, alcançará toda a rede, com a oferta de 158.499 atendimentos.
Em relação a exames, serão ofertados serviços de diagnóstico em laboratório clínico, anatomia patológica e citopatologia, endoscopia, radiologia, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, cardiologia, oftalmologia, otorringolaringologia/fonoaudiologia, pneumologia, além de terapias especializadas e fisioterapia.
As consultas são voltadas às seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, reumatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológia, cirurgia urológica, cirurgia em proctologia, cirurgia vascular e cirurgia dermatológica.
“Quando do convite me feito pelo governador (para a assumir a SES-AM), ele me pediu: ‘doutor Anoar, eu preciso que o senhor faça um plano, um programa porque eu quero acabar com essas filas de cirurgias, de exames e consultas’. Verdade seja dita, a demanda é sempre muito alta. Então, talvez nós não consigamos acabar com a fila de cirurgia e exame, mas a gente vai reduzir sobremaneira esse tempo de espera. Não é possível as pessoas esperarem oito meses para uma consulta”, disse o secretário.
Tudo isso só será possível por causa da redução dos indicadores da Covid-19, o que possibilitou o uso integral da estrutura do HPS Delphina Aziz – que até então estava voltada prioritariamente para o atendimento da pandemia.
O governador Wilson Lima (PSC) disse que a medida possibilitará dar vazão à demanda represada por atendimentos. Wilson disse que, a partir de janeiro de 2022, a espera por consultas e exames na rede estadual de Saúde não deve durar mais de 30 dias. “Isso será inédito no Estado do Amazonas”, disse.
Ele disse que em breve será anunciado o mutirão de cirurgias da unidade.
O evento foi realizado na manhã no próprio Delphina Aziz, localizado na Zona Norte de Manaus.
+Comentadas 1