MANAUS – O Governo do Amazonas anunciou que o Estado vai pagar auxílio-aluguel, no valor de R$ 600, aos moradores que serão retirados da ocupação irregular Monte Horebe, localizada na Zona Norte de Manaus. O processo de desocupação teve início na manhã desta segunda-feira (2).
“Nós vamos pagar um valor de R$ 600 para essas famílias até que se encontre uma solução definitiva de moradia para elas; seja a doação de um lote, através de estudo se essa família tem ou não condição de fazer a construção de uma casa, seja através da entrega de um apartamento ou outra solução em consenso entre Governo do Estado e as famílias”, disse o governador, durante entrevista coletiva antes da solenidade de posse do novo defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A operação – que segundo o governo tem caráter jurídico, de segurança, social e ambiental – foi anunciada na última sexta-feira (28).
“Nenhuma família que mora no Monte Horebe ficará desamparada. As famílias que estão morando naquela área, inclusive tiveram suas casas preservadas, aquelas casas onde havia famílias, objetos, foram preservadas. As estruturas que foram derrubadas eram estruturas que não havia nenhum tipo de habitação, nenhum objeto que caracterizava a moradia de alguém. Muitas dessas estruturas eram utilizadas pelo tráfico de drogas, usadas por oportunistas que trabalham nessa indústria da invasão e essas estruturas foram derrubadas”, declarou Wilson Lima.
“A nossa preocupação é desocupar aquela área, porque não tem condições das pessoas continuarem morando ali”, disse. “Porque não há as mínimas condições de sobrevivência, como energia elétrica, mobiliário urbano, assistência médica, educação”, completou.
Foto: Diego Peres/Secom
+Comentadas 2