MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) lança, nesta quarta-feira (17), o Plano Safra 2019/2020, programa onde o governo vai investir cerca de R$ 350 milhões para atender produtores rurais, incluindo agricultores familiares, pescadores, extrativistas e indígenas do Amazonas.
Segundo o governo, os recursos contemplam ações de estímulo à atividade agropecuária, oferta de assistência técnica e crédito, e apoio à comercialização.
O lançamento do Plano Safra é realizado nesta manhã, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus, e contará com a presença produtores rurais e representantes de órgãos municipais e federais e instituições parceiras.
Durante o lançamento, o Governo do Amazonas vai anunciar as cadeias produtivas prioritárias e políticas públicas definidas para o setor primário, desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) e demais órgãos do sistema – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).
As ações voltadas ao setor rural contam, ainda, com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) na política de fomento.
Também serão entregues 10 kits de feira; Certificado de Serviço de Inspeção Estadual (SIE); e assinados termos de parceria com órgãos do Governo Federal. A programação, que acontecerá ao longo do dia, inclui a realização de palestras sobre pesca e piscicultura, seminário jurídico e oficinas, além de exposição de produtos e serviços para o setor primário.