MANAUS – O Governo do Amazonas anunciou, na manhã desta segunda-feira (2), que as famílias removidas da invasão Monte Horebe, na Zona Norte de Manaus, serão encaminhadas para o Colégio Militar da Polícia Militar VI, localizado na rua Rio Piorini, no residencial Viver Melhor. Elas passarão por triagem pelas equipes do governo, para que seja dado encaminhamento adequado a cada caso.
A operação de reintegração de posse começou ainda nas primeiras horas desta manhã. Por volta das 6h as equipes policiais chegaram ao local. A partir das 8h, os moradores se encaminharam para as suas residências para que as equipes sociais possam iniciar o levantamento.
O governo afirma que as casas dos moradores que passarem pela triagem social só serão demolidas assim que definida e acordada a solução de moradia. Outras edificações não residenciais e aquelas que estão desocupadas serão demolidas ainda nesta segunda-feira.
Segundo o governo, terão direito a soluções de moradia as pessoas que comprovarem que residiam na ocupação e que não têm para onde ir. As informações do levantamento social serão analisadas pela Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), órgão responsável por definir as soluções de moradia mais adequadas.
Após o trabalho de triagem e análise de informações sociais, as famílias a serem beneficiadas com soluções de moradia formalizarão um termo junto ao Governo do Amazonas, com anuência da Defensoria Pública (DPE-AM).
Nos casos de famílias provenientes de outros países, como a Venezuela, as pessoas serão encaminhadas ao projeto Acolhida.
Ao todo, 700 policiais participam da ação. O atendimento social está sendo realizado por 180 servidores, sob a coordenação das secretarias de Assistência Social (Seas), Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), além da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Suhab e DPE-AM.
Conforme anunciado na última sexta-feira, a ação faz parte de um acordo homologado pela Justiça.