O governador do Amazonas, Wilson Lima, deu início, nesta terça-feira (23), à entrega de 3.751 cartões do Auxílio Estadual permanente para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). O benefício vai injetar, por mês, R$ 562.650 em recursos na economia do município.
“Hoje estamos no município de Tabatinga para entregar mais de 3 mil cartões, com o objetivo de fazer com que essas famílias tenham comida no prato. Nada é mais urgente que isso nesse momento, nada é mais premente do que a gente fazer essa distribuição de renda”, ressaltou Wilson Lima.
“E assim que essas famílias recebem o cartão, ele já é desbloqueado para que elas possam ir no comércio fazer a compra de uma cesta básica, de um gás ou de medicamentos. Isso é importante porque faz com que o dinheiro circule aqui, a economia fica aquecida”, acrescentou o governador.
Nos 62 municípios do Amazonas, o objetivo é alcançar 300 mil famílias, sendo 142 mil apenas no interior. Deste total, 103.859 cartões foram entregues até as 10h desta terça-feira, sendo 97.366 na capital e 6.493 no interior, nos municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Coari.
Entrega à população
Em Tabatinga, as entregas ocorrem na Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar (GM3). Neste primeiro dia, as entregas iniciaram às 6h30 e seguem até às 16h. De quarta (24/11) a sexta-feira (26/11), o horário de atendimento srá das 8h às 16h. E, no sábado (27/11), o atendimento inicia às 8h e vai até o meio-dia.
A entrega do cartão é feita somente para o titular do benefício, mediante apresentação de documento de identificação com foto, coleta de assinatura na cautela e registro no aplicativo Sasi.
Para conferir se é beneficiário, é preciso acessar o site www.auxilioestadual.com.br, onde também é possível saber quando e onde o cartão será entregue.
Programação de entregas
Nesta quarta-feira (24/11), é a vez da população de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) receber o Auxílio Estadual permanente. No município, as entregas acontecerão na Escola Estadual Corintho Borges Façanha.
A programação para as semanas seguintes inclui entregas em municípios das calhas do Baixo Amazonas, Baixo Solimões, Madeira, Médio Solimões e Purus. A previsão de conclusão das entregas nos postos é 15 de dezembro. Em seguida, será iniciado um trabalho de busca ativa dos beneficiários.
Critério de acesso ao benefício
Todas as famílias a serem beneficiadas pelo Auxílio Estadual estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O CadÚnico é o conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza criado para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessa população.