MANAUS – O governador Wilson Lima vai liberar nesta segunda-feira, 27, novos pagamentos de indenizações do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) em forma de bônus moradia, indenização, auxílio moradia e fundo de comércio para mais de 90 famílias da comunidade da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, zona sul que serão reassentadas pelo Prosamin+.
O evento será realizado às 9h30 no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, nº 5001, bairro Flores, zona Centro-Sul.
Executado pelo Governo do Amazonas, o Prosamin+ está com todas as quatro frentes de obras projetadas em andamento. O programa vai urbanizar uma área de 340 mil m² ao longo do Igarapé do Quarenta, em um trecho entre a avenida Manaus 2000, no bairro Japiim, zona sul, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, de onde serão reassentadas, no total, 2.580 famílias.
A comunidade da Sharp será a maior área de intervenção da nova fase do Prosamin+ e onde haverá o maior número de reassentados. Um total de 2.123 imóveis cadastrados deverão sair do local, por estarem em área de intervenção das obras ou sob risco de alagação.
O novo Prosamin+ tem recursos de aproximadamente R$ 542 milhões, resultantes de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Estado. O programa vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.
Estima-se que mais 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, nas zonas sul e leste, seja com habitação segura ou com a coleta e tratamento de esgoto e água tratada, construção de parques, de novas vias, drenagem, reflorestamento e recuperação dos canais de igarapés.