MANAUS – O governador Amazonino Mendes (PDT) inaugurou nesta sexta-feira (30) o prolongamento da Avenida das Torres. São 11,1 quilômetros de via, começando na avenida Timbiras; passando pela avenida Noel Nutels; rua “S”, no conjunto Galileia; até chegar no km 20 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), onde termina a nova via.
Iniciada em 2012, a obra estava parada e foi retomada em outubro de 2017 e, em um ano, concluídos os trechos 2, 3 e 4.
“É um trabalho de complementação de uma obra extraordinária, uma das maiores obras da cidade executada pelo estado com recursos federais, que foi idealizada lá atrás por outros governadores. O fato é que nós tivemos um mandato curto de um ano e concluímos tudo isso”, destacou Amazonino.
A obra do prolongamento da avenida das Torres foi executada por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). “A avenida das Torres se transformará, junto aos anéis viários Sul e Leste, em uma nova alternativa de rota para os veículos que trafegam entre as zonas centro-sul, norte e leste de Manaus”, acentuou o secretário da Seinfra, Oswaldo Said.
Com a entrega dos três trechos, quem está na alameda Cosme Ferreira, no Coroado; no Parque 10; Parque das Laranjeiras; e Cidade Nova, por exemplo, poderá chegar mais rapidamente a outros bairros da zona Norte e até mesmo a rodovias como a BR-174 (Manaus-Boa Vista) e a AM-010, onde termina a avenida das Torres.
Ao longo da via prolongada foram construídas três passagens de nível que, além de possibilitarem o andamento da obra, irão desafogar o trânsito. Uma está localizada sob a avenida Timbiras; outra fica próximo ao Terminal 3 (T3), sob a avenida Noel Nutels; e a terceira na rua “S, no Galileia. Elas demarcam os três novos trechos das Torres (2, 3 e 4).
Corredor de ônibus
A avenida das Torres terá duas mãos de fluxo, sendo três faixas para a circulação de veículos em cada uma delas. Os coletivos irão contar com uma pista exclusiva para trafegar e terão 28 paradas de ônibus padronizadas. Duas estão situadas no trecho 2; seis paradas localizam-se no trecho 3; e outras 20 estão ao longo do trecho 4, que inicia no conjunto Galileia e termina no km 20 da AM-010.