MANAUS – Sob alerta de uma terceira onda da pandemia do novo coronavírus, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou na tarde desta quarta-feira, 31, uma nova flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19 no Amazonas, que passam a valer a partir da próxima segunda-feira, 5 de abril, até o dia 20 do mesmo mês.
De acordo com o novo decreto, a ser publicado até quinta-feira, 1º de abril, o toque de recolher iniciará à meia noite de todos os dias e encerrará às 6h. Ou seja, durante este período fica proibida a circulação das pessoas nas ruas.
“Estamos ampliando alguns horários e isso me causa preocupação. Fico muito preocupado com isso mas entendo a necessidade de alguns segmentos de ampliarem as suas atividades para garantirem o emprego de alguns trabalhadores, que também tem que gerar renda para garantir o sustento de suas famílias. Eu reuni hoje com o segmento de restaurantes, de bares, pedindo esse compromisso deles. Não tem como a polícia do Amazonas estar em todos os lugares ao mesmo tempo e o que a gente vê nas redes sociais são as pessoas aglomerando, fazendo festinhas”, declarou Wilson.
A declaração do governador foi dada durante live transmitida nas redes sociais do governo estadual.
Restaurantes poderão funcionar das 6h até às 23hrs. O delivery dos restaurantes e lanchonetes está liberado por 24 horas. Já o drive-thru pode funcionar de 6h às 23hrs.
“Esse decreto vale a partir de segunda-feira, 5 de abril, por 15 dias. E aí é o seguinte: a gente vai continuar fazendo avaliação dos números através da FVS-AM e também através da taxa de ocupação dos leitos, da média móvel de casos e de óbitos. A gente espera que esses números continuem caindo e encontrem estabilidade. Se em algum momento a gente perceber um aumento nesses casos ou um risco iminente de uma terceira onda a gente não vai ter a menor dúvida das medidas que nós vamos ter que tomar, que é começar a retroagir e começar a restringir o funcionamento de algumas atividades. É por isso que a gente sempre faz o alerta para que as pessoas evitem aglomerações, porque se muitas pessoas continuarem fazendo isso estaremos construindo uma terceira onda”, disse Wilson.
Os balneários poderão funcionar de 7h às 16h. “Isso respeitando a capacidade de 50%”, disse Wilson.
Com relação às escolas de ensino médio da rede privada e cursos livres, fica facultado o funcionamento. “Assim como a gente já havia liberado o funcionamento de creches e do ensino fundamental 1 e 2, agora estamos liberando o ensino médio”, declarou o governador.
Wilson anunciou ainda que está autorizado o funcionamento do Colégio Militar de Manaus, que é administrado pelo Exército.