MANAUS – O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (27), que está montando um plano de medidas para reabertura parcial do comércio no Amazonas, sem expor a população ao coronavírus.
No início da semana, Wilson baixou um decreto de Calamidade Pública determinando o fechamento de estabelecimentos cujos serviços não sejam essenciais para diminuir a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).
Apenas estabelecimentos como supermercados, farmácias e padarias estão autorizados a funcionar, e devem evitar que se formem aglomerações de pessoas.
Nesta quinta-feira (26), 14 entidades vinculadas ao setor no Estado publicaram uma carta pública pedindo uma reunião com Wilson para discutirem o retorno gradual das atividades.
Na live desta sexta, o governador disse que já está, juntamente com as entidades e os órgãos da saúde pública, montando um plano para o retorno das atividades econômicas do Amazonas.
“Mas, isso tem que ser feito de forma muito responsável, entendendo o crescimentos dos casos de coronavírus no Estado do Amazonas, que, a cada dia, aumentam, e isso me preocupa muito; que o coronavírus, além da capital, ele já tá no interior”, ressaltou o governador.
“Nós vamos observar, como é que a curva (de proliferação do vírus) se comporta nos próximos dias, mas nós já estamos começando a construir esse plano, inclusive conversei ontem (26) com alguns empresários para saber como é que a gente retorna a essas atividades econômicas”, disse.
“E aí, naturalmente, depois que isso acontecer, terá que ser feito, respeitando todas as orientações, seguindo, na verdade, todas as orientações estabelecidas pelos técnicos da área de saúde de limitação de pessoas nos estabelecimentos comerciais, de não retorno de funcionários acima de 60 anos de idade e funcionários que tenham alguma comorbidade, aquele que tem hipertensão, que tem diabetes ou que de uma forma ou outra está no grupo de risco”, completou Wilson.
+Comentadas 1