MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou nesta sexta-feira (20), que vai realizar um convênio com o Hospital da Criança de São José do Rio Preto e a Fundação Children’s HeartLink para realização de cirurgias cardíacas de pacientes do Amazonas.
De acordo com o governador, será realizado, ainda, a abertura de novo chamamento público para oferecer mais procedimentos em parceria com a iniciativa privada.
“Vamos iniciar processo de chamamento público para realização de cirurgias cardíacas junto à iniciativa privada e já temos parceria com o Hospital de São José do Rio Preto, em parceria com a Fundação Children’s HeartLink, que vai operar quatro pacientes do Amazonas por dia. Nesse momento os médicos do Francisca Mendes estão avaliando o quadro clínico dos pacientes, que deverão embarcar para São Paulo e o Estado vai custear esse deslocamento, através do TFD (Tratamento Fora de Domicílio)”, disse Wilson Lima.
Francisca Mendes
Wilson voltou a afirmar que o Hospital Francisca Mendes está abastecido e que, só nesta semana, realizou cinco cirurgias e, na área de Hemodinâmica, 30 procedimentos de cardiologia e neurologia.
“Somente nesta sexta-feira, estão sendo feitos 10 cateterismos no Francisca Mendes, que mantém três salas cirúrgicas funcionando, além de estar abastecido com medicamentos e insumos necessários à realização de procedimentos”, diz trecho de texto divulgado à imprensa pela Secom (Secretaria de Comunicação).
“As máquinas de hemodinâmica estão funcionando e nós estamos comprando, neste momento, mais insumos para realização de procedimentos cirúrgicos, inclusive ecocardiograma”, disse Wilson Lima.
A compra de mais insumos está orçada em R$ 1 milhão. O recurso é proveniente de recursos oriundos de decisão judicial e que foram desbloqueados pela Justiça para esse fim.