MANAUS – A cidade de Manaus registrou um caso de reinfecção por uma das 11 variantes do Sars-CoV-2 até agora identificadas no Amazonas. A informação foi confirmada pelo titular da SES-AM, Marcelus Campêlo, em entrevista ao site Estadão nesta quarta-feira, 13.
Segundo Campêlo, a informação foi confirmada a ele na terça-feira, pela Fiocruz. O alerta, de acordo com o secretário, já foi repassado às autoridades federais.
“O Felipe Naveca (do Instituto Leõnidas & Maria Deane, ILMD/Fiocruz Amazônia) identificou e ligou para mim. Imediatamente eu liguei para o governador, que ligou para as autoridades nacionais. Aí foi feita a publicação do caso e o alerta nacional”, disse o secretário ao site.
Trata-se da variante denominada B.1.1.28, identificada em quatro viajantes do Amazonas pelo Ministério da Saúde do Japão. O grupo chegou a Tóquio pelo aeroporto de Haneda, no dia 2 de janeiro. A informação foi divulgada pelo Estadão.
O Japão sofre com a segunda onda da Covid-19.
O Amazonas também inicia o ano batendo recordes de mortes e casos de toda a pandemia. Foram 43 óbitos nas últimas 24 horas.