MANAUS – O secretário de Estado da Produção Rural do governo do Amazonas, José Aparecido dos Santos, entregou na tarde desta segunda-feira (17) aproximadamente 70 mil equipamentos agrícolas, na sede do Sistema Sepror (ADS, Idam, Adaf, Sepa e Seapaf), Japiim, zona Sul de Manaus.
A ação faz parte do programa “Terra Produtiva” e, segundo o governo, tem a finalidade de beneficiar com a cessão de uso, milhares de amazonenses que produzem nos 62 municípios do Estado, nos segmentos da agricultura, pesca e piscicultura.
Para o secretário José Aparecido, a entrega marca o início de um novo ciclo no setor primário do Amazonas.
“O governador Amazonino Mendes, por ser um homem do interior, determinou, assim que assumiu o governo do Estado, que o produtor rural estivesse na lista de prioridades. Depois de tantas conquistas, como a certificação internacional do Amazonas livre da febre aftosa com vacinação, entre outras, fechamos esse ciclo com chave de ouro”, disse o secretário.
O governador Amazonino Mendes (PDT) tentou fazer a entrega os implementos às vésperas da eleição, mas foi impedido pela Justiça, a pedido do Ministério Público Eleitoral. O governador não participará da entrega, segundo informação da Secom.
Materiais entregues
Foram entregues veículos (tratores agrícolas); geradores de eletricidade; kit de casa de farinha e cevador; veículos destinados ao escoamento da produção (triciclo, caminhão carroceria e rabeta completa) e equipamentos destinados à produção rural e pesca, ferramentas, roçadeira e kit pescador (composto por panos de malha, lonas, caixas de isopor, terçados, corda para entralhar os peixes, chumbo e boia de isopor).
Programa ‘Terra Produtiva’
Criado em 2015, e até então, com orçamento inexpressivo, o programa “Terra Produtiva” ganhou impulso na gestão do governador Amazonino Mendes, com a disponibilização, por meio de termo cessão, de mais de 70 mil itens de implementos e máquinas a produtores rurais, somando mais de R$ 75 milhões.
O “Terra Produtiva” está inserido na Macrodiretriz Desenvolvimento do Interior do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2016-2019, estabelecido pela Lei n⁰ 4.268, de 15 de dezembro de 2015.