MANAUS – O Governo do Amazonas confirmou nesta quinta-feira (14) que falta oxigênio nos hospitais do Estado para atender pacientes internados com Covid-19.
A informação foi divulgada durante pronunciamento do governado Wilson Lima (PSC) e demais autoridades de saúde do Estado, em uma live nas redes sociais do Governo do Amazonas.
“A empresa [fornecedora do insumo, White Martins] no dia de ontem (quarta-feira, 13), à tarde, nos apresentou a dificuldade em relação à logística, e a cada dia [há] o aumento do consumo. […] Ontem, à noite, fomos comunicados do colapso do plano logístico, em relação a algumas entregas que estariam abastecendo a cidade de Manaus e o Estado do Amazonas, o que causará uma interrupção da programação [de fornecimento de oxigênio] por algumas horas”, informou o secretário de saúde do Estado do Amazonas.
Segundo dados apresentados durante o pronunciamento, o consumo diário de oxigênio no Estado está na casa do 70 mil metros cúbicos, mais que o dobro do consumo registrado em abril de 2020, durante a primeira onda da pandemia do novo coronavirus.
O Governo do Amazonas anunciou como medida emergencial para o colapso do sistema de saúde a transferência de pacientes para outros Estados.
Aviões das Força Aérea irão atuar nesses transportes. Equipes dos hospitais estão avaliando os pacientes que têm condições de suportar a viagem.