MANAUS – O Governo do Estado já adquiriu 1,5 milhão de unidades de seringas para serem utilizadas no plano de imunização contra a Covid-19 no Amazonas. A informação foi divulgada pelo governador Wilson Lima (PSC) ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quarta-feira (16).
A conversa antes da apresentação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, que ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Na ocasião, Wilson ressaltou a Pazuello que é necessária a implementação de um plano com prazo mais curto de distribuição de lotes das vacinas contra a Covid-19 para o Amazonas, devido à logística territorial mais complexa do Estado.
“Antes do evento eu tive uma conversa com o ministro da Saúde para que a entrega ao estado do Amazonas seja feita de uma vez só ou, no máximo, em dois lotes, para que a gente possa fazer essa logística da vacinação da primeira e da segunda dose, em duas únicas viagens. Se forem mais quatro lotes, oito lotes, a gente vai perder um tempo muito grande, uma vez que, em algumas comunidades, onde estão grupos prioritários, como indígenas e os profissionais da saúde, a gente chega a levar entre 20 a 30 dias para a equipe chegar lá com a vacina, pois na maioria das localidades o deslocamento será feito de barco”, disse o governador.
“Estamos fazendo a nossa montagem logística no estado para garantir a distribuição a todos os municípios, sobretudo do interior, e já adquirimos 1,5 milhão de seringas que serão utilizadas nesse plano de imunização. Saímos da reunião muitos satisfeitos, porque há um compromisso de que as primeiras vacinas disponíveis serão compradas pelo Governo Federal, e que não é um plano isolado, mas um plano nacional, e as vacinas serão distribuídas igualitariamente, de acordo com os critérios técnicos”, completou Wilson.