MANAUS – A Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas (CGL-AM) divulgou na tarde desta quarta-feira, 4, que economizou R$ 229 milhões aos cofres públicos de janeiro a agosto de 2019.
Somente no mês de agosto, a CGL-AM economizou o valor de R$ 55,2 milhões, equivalente a uma economia de 28,50% do valor licitado.
Para realizar a economia, a CGL afirma que analisa as necessidades dos órgãos do Estado, que instruem os processos de licitação com o valor estimado pela Administração.
A partir deste valor de referência, o pregoeiro da Comissão negocia com os licitantes, com o intuito, segundo a CGL, de diminuir o valor das mercadorias/serviços, gerando economia.
Todo o trâmite é feito por meio do portal de compras do Amazonas (www.e-compras.am.gov.br/publico/) e em observância ao que determina a Lei de Licitações (Lei 8.666/93).
Na avaliação do presidente da CGL-AM, Walter Brito, a economia gerada no primeiro semestre com processos licitatórios foi “bastante satisfatória”. “Nossa perspectiva é de continuar aperfeiçoando e melhorando esse quadro”, disse.
Abaixo, o relatório divulgado pelo governo: