MANAUS – O Governo do Amazonas vai encaminhar uma força-tarefa de servidores da rede estadual de Saúde para agilizar a vacinação contra a Covid-19 em municípios do interior. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, e pelo governador Wilson Lima, durante “live” no fim da manhã desta sexta-feira (28).
Segundo Wilson, das doses de vacinas recebidas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 98% já foram encaminhadas às prefeituras, ficando o governo apenas com a reserva técnica preconizada pelo PNI.
No entanto, há municípios que não alcançaram 30% de aplicação das doses que receberam. Há municípios que estão tendo dificuldades em alimentar o banco de dados, mas há também aqueles que não estão conseguindo efetivar as imunizações por dificuldades de pessoal e logística.
“É por isso que equipes estão indo para o interior, uma força-tarefa para fazer com que esses municípios tenham um aumento nesse percentual. Tem município que está com 30% de vacinação, enquanto poderia estar com mais já que há doses disponíveis para que efetivamente isso aconteça”, disse o governador.
Marcellus Campêlo disse que 37 dos 62 municípios estão com percentual abaixo de 50% de 1ª dose aplicadas. “Isso pode estar se refletindo no aumento de internações e necessidade de remoções para Manaus”, disse.
“Nós temos uma necessidade premente de intensificar a vacinação no interior do Amazonas. Na reunião do comitê nós decidimos destacar as forças de saúde para os municípios que estão com dificuldades de ampliação da cobertura vacinal”, completou o secretário.
Wilson fez o alerta de que é importante que as prefeituras não deixem que doses passem do prazo de validade. “A vacina é a arma mais poderosa que temos. Não podemos brincar com isso. O que tivermos de doses, tem que vacinar, tem que colocar no braço do povo para que todos possam ser vacinados”, completou.
Ainda sobre o interior, o governador divulgou que 80% dos professores já foram vacinados.
Foto: Lucas Silva/Secom